Carta aos Pais

Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação
Departamento de Ações Educacionais
Divisão de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Seção de Educação Infantil

EMEB PAULO MORANDO
QUERIDA FAMÍLIA,
Dado ao surgimento da pandemia pelo novo coronavírus (covid 19) e da proliferação de casos decorridas por todo o mundo como também no Brasil, espalhando-se por todos os lugares nos colocando em situação de calamidade pública, e assim, afetando todos os setores sociais, culturais e econômicos, transformando o nosso modo de ser e estar no mundo, noticiamos aqui, da grande importância das estratégias estabelecidas pelos nossos governantes para o distanciamento social para o bem estar de todos no  enfrentamento dessa pandemia, portanto, elaboramos esta carta para oferecer algumas orientações a todas as famílias de nossos alunos da Educação Infantil da EMEB Paulo Morando.
            Sabemos que neste momento todas as famílias com suas respectivas crianças estão em isolamento social sem poder frequentar a escola, igrejas, estar com amigos ou familiares e portanto gostaríamos de contribuir de alguma forma com algumas orientações de como tornar este período de isolamento social mais leve e prazeroso para as crianças em seus lares, possibilitando momentos para viverem suas infâncias através das relações da vida cotidiana como um lugar de descobertas e aprendizagens em todos os contextos do lar, ou seja, comer, dormir, brincar, fazer o uso social do banheiro, ouvir histórias, observar bichinhos no quintal, conversar com a família sobre seus medos e inseguranças, pois o currículo da Educação Infantil é permeado destas vivencias e experiências no dia-a-dia dentro da escola e, portanto, poderá ser vivido da mesma forma entre familiares em contexto familiar, sem sistematizar conteúdos em disciplinas numa visão instrucional que não cabe às crianças pequenas, por isso, a Educação Infantil difere das demais modalidades.
            Portanto nosso objetivo é mantermos a curiosidade das crianças pelas coisas do mundo em que estão inseridas e pelas relações sociais da vida cotidiana, sendo assim, para este momento de confinamento, nós sugerimos às famílias que as crianças sejam estimuladas a manterem os vínculos com professores, funcionários e escola de um modo geral, trazendo à tona as lembranças de muitos momentos vividos por elas nestes contextos, tais como: as histórias que ouviram, as músicas que cantaram, as festas e eventos prazerosos, enfim, envolvendo as crianças em conversas e memórias, fortalecendo os vínculos para que estes não caiam no esquecimento. Outra sugestão é para que as crianças cuidem dos bichos de estimação (as que tiverem), cuidem das plantas, tenham espaços para brincar de faz-de-conta com carrinhos, bonecas, sucatas e cabanas, pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, pular corda, bolinha de sabão, fazer mímicas, brincar com a própria sombra, brincadeiras com bola, desenhar, pintar, modelagem com massinha caseira, cantar músicas, dançar, ouvir histórias que foram contadas por seus pais ou avós, ouvir histórias de livros infantis, participar de culinárias, entre outras tantas coisas que o ambiente doméstico permite a participação de adultos e crianças resultando em muitas experiências e aprendizagens.
            Gostaríamos de sugerir o estabelecimento de uma rotina em casa, pois é importante para as crianças se organizarem no tempo e nos espaços, como por exemplo: horário de dormir, acordar, café da manhã, brincar, assistir TV, almoçar, ouvir histórias, desenhar, regar as plantas no quintal, organizar brinquedos ou roupas nas gavetas, etc. Isso torna o dia-a-dia mais organizado e prazeroso.
            É importante estarem atentos às tarefas que as crianças possam realizar no ambiente doméstico para que não estejam expostas a materiais ou locais perigosos, sendo: produtos químicos e de limpeza, medicamentos, materiais cortantes e ou perfurantes, louças e vidros que podem se quebrar, etc. Cuidar também para que as crianças não levem coisas à boca, tais como, brinquedos com peças muito pequenas com riscos de engolir e ou engasgar, além dos cuidados de higiene devido ao perigo de se contrair o vírus e vir adoecer, pois todos os objetos que as crianças levam à boca devem estar esterilizados e bem limpos. É importante que o adulto esteja sempre por perto, cuidando e participando.
            Outro fator de grande importância é quanto ao respeito ao ritmo e tempo das crianças para que não sejam cobradas por coisas que não consigam realizar, criando-se muitas expectativas. As crianças costumam sinalizar quando não estão interessadas em fazer determinadas coisas que lhe são sugeridas e não devem ser forçadas a fazer.
            Informamos que foram disponibilizadas algumas atividades lúdicas e prazerosas para todas as crianças no portal da educação com fácil acesso a todos que desejarem, não se trata de atividades obrigatórias, mas que irão agradar muito as crianças neste momento. O acesso é muito simples, basta acessar o google e digitar portal da educação de São Bernardo do Campo, em seguida clicar no link, você verá a página do portal sobre atividades de complementação pedagógica e é só clicar e seguir os comandos até ter acesso as atividades.
Desejamos a todas as crianças momentos maravilhosos com seus familiares e que jamais sejam esquecidos com lindas e afetuosas lembranças.
Muito obrigada a todos e estaremos sempre esperançosos e confiantes que tudo isso vai passar logo e em breve poderemos estar juntos novamente.

Equipe da EMEB Paulo Morando
Abril/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário